Para atender às Monsanto Tribunal Embaixadores clique aqui!

Os membros do Comité de Organização:

Vandana Shiva, fundadora em 1999 do movimento Navdanya, um movimento nacional indiano que visa a proteção da diversidade e a integridade dos recursos vivos - especialmente das sementes tradicionais/crioulas – é uma ativista pela promoção da agricultura orgânica e do comércio justo. É também responsável pelo início do movimento internacional de mulheres que trabalham sobre questões de alimentação, agricultura, patentes e biotecnologia chamado “Diverse Women for Diversity”. Em 2003 a revista TIME Magazine apelidou Vandana Shiva de ¨Heroína ambiental¨, e o Asia Week identificou-a como uma das pessoas mais influentes na Ásia. Em 2010 a revista Forbes colocou Vanda Shiva como uma das sete mulheres mais influentes do Mundo.

Corinne Lepage é advogada desde 1975 e especialista em questões ambientais. Ex-ministra do Ambiente em França, durante o governo de Alain Juppé, foi ainda deputada do Parlamento Europeu entre 2009 e 2014. É atualmente presidenta honorária do Comité Independente de Pesquisa e Informação sobre Engenharia Genética (CRIIGEN) depois de ter sido presidenta fundadora da Associação de Estudos sobre os Efeitos produzidos pelas Técnicas de Genética Aplicada sobre os Seres Vivos (CRII-VIE).

Marie-Monique Robin é jornalista, realizadora e escritora. Já dirigiu vários documentários por toda a América Latina, África, Europa e Ásia, recebendo mais de trinta prémios. É também a autora do documentário mais vendido no mundo (cujo livro tem o mesmo nome), "O Mundo segundo a Monsanto", que foi transmitido em mais de cinquenta estações de televisão internacionais, e traduzido para 22 idiomas. Marie-Monique é a madrinha Tribunal Monsanto. Marie-Monique é a madrinha Tribunal Monsanto.

Olivier De Schutter, Copresidente do Painel Internacional de Especialistas em Sistemas Alimentares Sustentáveis (IPES-Food), é professor na Universidade Católica da Lovaina (Bélgica) e antigo Relator Especial da ONU sobre o Direito à Alimentação (2008-2014). Atualmente é membro do Comité das Nações Unidas sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais.

Gilles-Eric Séralini, professor de biologia molecular desde 1991 e investigador do Instituto de Biologia Fundamental e Aplicada (IBFA) da Universidade de Caen, tornou-se particularmente conhecido do público pelos seus estudos sobre os OGM e pesticidas e, em particular, pelo estudo toxicológico publicado em Setembro de 2012, impulsionado por CRIIGEN, que questiona a segurança do milho geneticamente modificado NK 603 e do pesticida Roundup na saúde de ratos.

Hans Rudolf Herren é presidente e diretor-executivo do Instituto Millenium e presidente-fundador da Biovision. Foi coordenador do capítulo sobre Agricultura no Relatório UNEP Economia Verde, de 2011, e no relatório da do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) sobre as Bases Ecológicas de Segurança Alimentar de 2012. É também um dos participante de alto nível na consulta sobre a Fome, Segurança Alimentar e Nutrição da ONU no âmbito da Agenda para o Desenvolvimento pós-2015.

Arnaud Apoteker - depois de ter participado em inúmeras campanhas da Greenpeace, desenvolveu uma campanha anti transgénicos em França, a qual se tornou uma das campanhas prioritárias da Greenpeace francesa. É autor do livro “Du poisson dans les fraises, Notre alimentation manipulée” (Peixe nos Morangos: A nossa comida manipulada¨) e coordenador da campanha contra os OGMs do grupo parlamentar europeu Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia.

Emilie Gaillard é professora de direito privado e autora de uma tese intitulada "Gerações futuras e direito privado: para uma lei das gerações futuras", 2008 (premiada pela Academia de Moral e Ciências Políticas em 2010). É professora de Direito Ambiental e Direitos Humanos Internacionais na Faculdade de Ciências Políticas de Rennes (França). Coloca a sua experiência ao serviço do movimento de cidadãos End Ecocide on Earth, nos campos da lei do futuro, das gerações futuras e do princípio da precaução.

Valerie Cabanes é uma advogada especialista em direito internacional, com experiência em direito humanitário e direitos humanos. Ela é também consultora e formadora nas áreas da saúde e assuntos sociais. Ela tem sido a porta-voz do movimento cidadão “Deter o Ecocídio na Europa” - que visa tipificar o ecocídio como crime internacional.

Ronnie Cummins é atualmente o diretor internacional da Associação de Consumidores Orgânicos (EUA) e da sua afiliada mexicana Vía Organica. Cummins é também membro do comité de direção da Regeneration International, uma ONG transnacional dedicada a reverter o aquecimento global e a pobreza rural. Atualmente é ainda coordenador global da campanha “Milhões contra a Monsanto” e coautor do livro “Genetically Engineered Food: A Self-Defense Guide for Consumers”.

Andre Leu é autor do livro, "The Myths of Safe Pesticides", e presidente da IFOAM Organics Internacional, o órgão de cúpula mundial para o setor orgânico. IFOAM Organics International agrega cerca de 800 organizações em 125 países. Andre é também fundador da Regeneration International. Palestrante em numerosas conferências, seminários e workshops, bem como em eventos das Nações Unidas em todos os continentes, Andre reúne-se com governos, indústria, agricultores, consumidores e ONGs sobre os benefícios multifuncionais da agricultura orgânica regenerativa. Andre escreve frequentemente para vários jornais em todo o mundo.

Outros membros do comité de organização (por ordem alfabética)

  •     Françoise Boulègue, Editor de Vídeo da M2R Films.
  •     Tjerk Dalhuisen, Secretário da Ação para a Solidariedade Ambiental, Igualdade e Diversidade (Action for Solidarity Environment Equality and Diversity).
  •     Luigi D’Andrea, Secretário Executivo da Aliança Suíça por uma agricultura sem engenharia genética.
  •     Esther Gerber, Bióloga, membro do Forum Civique Européen.
  •     Benny Haerlin, Ex-deputada do Parlamento Europeu e coordenadora da campanha “Save Our Seeds”.
  •     Hannes Lammler, Agrónomo, membro do Forum Civique Européen e da campanha Falea21-Mali..
  •     René Lehnherr, Especialista em Tecnologias da Informação, membro do Forum Civique Européen.
  •     Gilles Lemaire, Membro da Comissão para a Ecologia e Sociedade da ATTAC França.
  •     Michel Pimbert, Diretor-Executivo do Centro para a Agroecologia, Água e Resiliência da Universidade de Coventry.
  •     Bessie Schadee, Presidente da associação Network Vital Agriculture and Nutrition, membro do Gezonde Gronden (Holanda).
  •     Mindi Schneider, Socióloga, Agrónoma e professora assistente no Instituto Internacional de Ciências Sociais da Erasmus Universiteit Rotterdam em Haia, Holanda..
  •     Doro Schreier, Fundadora do Netzfrauen.
  •     Ruchi Shroff, Coordenadora do Instituto Navdanya.
  •     François Veillerette, Porta-voz do Générations Futures, e presidente da Pesticide Action Network Europe.

Alguns dos membros do Comité de Organização do Tribunal:

Vandana Shiva, Corinne Lepage, Marie-Monique Robin, Olivier de Schutter, Gilles-Eric Séralini, Hans Herren

العربية   中文   Deutsch   English   Français   Italiano   Nederlands   Português   русский   Español  

Contact